10.01.2014

Para celebrar os 88 anos de Júlio Pomar, a Escola Artística António Arroio veio ao Atelier-Museu, apresentar o trabalho desenvolvido pelos alunos do curso de “Realização Plástica do Espectáculo” (do 11º ano) a partir das obras expostas na exposição “Em torno do Acervo”, particularmente a série “Os Mascarados de Pirenópolis”. Nesta série, o pintor alude às festas do Divino Espírito Santo, celebradas na cidade de Pirenópolis, no Brasil. Durante as celebrações, o mascarado típico veste-se com roupas feitas daquilo que encontra, muitas vezes de cor intensa e adornadas com flores de papel. Usa ainda uma máscara alusiva ao boi, à onça ou ao diabo, através das quais remete para rituais e sacrifícios de morte. Estas figuras foram recriadas pelos alunos da Escola Artística António Arroio, com orientação dos seus professores, nas disciplinas de Projecto e Tecnologias, Gestão das Artes, Educação Física, Vídeo/audiovisuais, e apresentadas ao pintor, como um tableau vivant, no dia do seu aniversário.

O trabalho foi realizado em cooperação com o Serviço Educativo do Atelier-Museu, tendo envolvido com um conjunto de visitas-guiadas à exposição, uma conferência em que o museu se deslocou à escola, oficinas plásticas, e a produção de materiais imagéticos e documentais que resultaram na concretização de um DVD (oferecido ao pintor) e um documentário em vídeo, reportando à ocasião.