O Atelier-Museu Júlio Pomar apresenta o ciclo de conferências “Curadoria. O pensamento é um perigo, é um salto, é um desvio”, concebido por Eduarda Neves, professora de teoria e crítica de arte contemporânea, área na qual tem vários trabalhos publicados e curadora independente.

Assim, dez curadores juntam-se em Novembro, no Atelier-Museu Júlio Pomar, para, segundo Eduarda Neves, “pensar o que ainda não pensaram, o que de cada um se foi desviando e fugindo. É esta dimensão do pensável, do que se dá a pensar, que talvez seja, afinal, o que procuramos. Pensar como acto de resistência ao já dito. Saltar e dançar no e com o pensamento. Neste encontro, que se quer agitado, instrumental e dançante, procuraremos o nosso par. Um caso de atracção que se abre ao perigo das forças. Ex-posição.”

Eduarda Neves é Licenciada em Filosofia e Doutorada em Estética. Professora de teoria e crítica de arte contemporânea, área na qual tem vários trabalhos publicados. Curadora independente. A sua atividade de investigação e de curadoria, cruza os domínios da arte, filosofia e política.

NOVEMBRO – DIA 23 – SÁBADO

14h30 – Sessão de abertura
Eduarda Neves

15h – Margarida Mendes
Investigação ecológica como prática

15h30 – Uma Certa Falta de Coerência
[André Sousa+ Mauro Cerqueira]
Entre uma loja de funis e uma tenda de tamancos.

16h – Rita Roque
Entre desvios & (re)começos

16h30 – Bruno Leitão
Arte como ferramenta crítica