09.04.2019
Moderadora:
Rita Tomás, Comunicação Cultural
Convidados:
Alice Azevedo, actriz e activista / David Antunes, Escola Superior de Teatro e Cinema / Lígia Soares, dramaturga (a confirmar) / Marco Paiva, Terra Amarela / Miguel Sermão, actor

Polémicas em relação à interpretação de personagens com deficiência, negros ou de origem asiática, LGBT no teatro e no cinema

Stephen Hawking interpretado por um actor sem deficiência? Hamlet interpretado por um actor negro? Scarlett Johansson devia ter desistido de interpretar um homem trans?

Qualquer actor deve poder interpretar qualquer personagem? Actores brancos, sem deficiência, heterossexuais, deveriam evitar aceitar papéis de personagens com deficiência, negros ou LGBT? Actores não brancos, LGBT, com deficiência devem poder interpretar personagens brancos, heterossexuais, sem deficiência? Estas interrogações têm surgido com maior frequência noutros países e têm criado algumas polémicas. Em Portugal, devemos também interrogar-nos sobre a inclusão destes personagens em guiões para o cinema e a televisão ou em peças de teatro. E ainda, sobre as condições de acessibilidade às escolas de teatro e cinema.