02.07.2015 // 23.07.2015

Programa de Documentário
O Atelier-Museu Júlio Pomar, em parceria com a Apordoc – Associação pelo Documentário, apresenta um programa de filmes dedicados à arte e aos seus processos criativos. Na primeira sessão, Guernica Les Statues Meurent Aussi encontram o lugar e o papel da arte nas tramas e traumas da história, com a presença de João Queiroz. Na semana seguinte, em Ydessa, Les Ours et etc… Agnés Varda leva-nos à descoberta da colecção da artista Ydessa Hendeles, numa sessão com Inês Gil e Sara Orsi. No terceiro encontro acompanhamos a máquina do museu através do trabalho em La Ville Louvre, seguido de uma conversa com Anísio Franco. O programa fecha com um documento sobre a vida no Portugal pós-revolucionário do anos 80, em Le Fado, comentado por José Emílio Calvário e Pedro Félix. Todos os filmes estão legendados em português.

GUERNICA
De Alain Resnais e Robert Hessens

LES STATUES MEURENT AUSSI
De Alain Resnais e Chris Marker
Conversa com: JOÃO QUEIROZ
2 JUL: 19H

YDESSA, LES OURS ET ETC…
De Agnès Varda
Conversa com: INÊS GIL E SARA ORSI
9 JUL: 19H
Sessão adiada para dia 30 de Julho.

LA VILLE LOUVRE
De Nicholas Philibert