Serviço Educativo

O Atelier-Museu é um lugar que procura proporcionar experiências estéticas a partir do encontro efectivo com obras de arte, abrindo-se à participação de todos quantos o visitam. Por isso, o seu Serviço Educativo assume um relevo especial no âmbito do programa museológico, revelando-se fundamental na sua dinâmica. Acompanha a preparação de cada mostra, desde a sua montagem até ao seu fecho, de modo a conceber um conjunto específico de acções educativas e materiais auxiliares – visitas-guiadas, oficinas, exercícios experimentais – tendo em conta o conteúdo da exposição e as especificidades dos públicos.

Assim, encarando o museu como um espaço de aprendizagem e de troca de experiências, o Serviço Educativo disponibiliza um conjunto de actividades de carácter experimental e pedagógico, procurando partilhar conhecimentos, fomentando o contacto com a arte e incentivando os visitantes a assumir uma postura crítica com base nas obras em exposição – reafirmando a importância da educação artística na formação de cada ser humano. Por essa razão, as actividades concebidas potenciam uma relação directa com as obras de arte, procurando aproximar os participantes do processo e do fazer artístico.

Paralelamente às actividades e oficinas realizadas no Atelier-Museu, o Serviço Educativo tem vindo a desenvolver parcerias de trabalho com escolas e associações, permitindo a realização de trabalhos com maior amplitude e com outra duração.

 

Visitas-Guiadas e Oficinas

“Abordagens e processos na arte contemporânea”

Visitas orientadas à exposição patente no Atelier-Museu Júlio Pomar, que visam abordar os conteúdos, universos, metodologias e processos desenvolvidos pelos artistas na construção das suas obras. As visitas e as formas de abordagem partem da visualização direta das obras e das relações que estabelecem entre si, no espaço de exposição.

 

Visita-guiada Estabelecimentos de Ensino

1.º ciclo / 2.º ciclo / 3.º ciclo / Secundário / Universitário
Duração: 1h45’
Quartas-feiras às 11h00

Número de Participantes: mínimo 5 alunos / máximo 1 turma
Preço: €2 por turma

 

Visita-guiada grupos privados

Público em geral
Duração: 1h45’
Mínimo de Participantes: 5 visitantes
€3 por visitante

Marcação prévia:
servicoeducativo@ateliermuseujuliopomar.pt

 

Descola – 2021-2022

Exposição decorrente do projecto de colaboração do Atelier-Museu Júlio Pomar/DESCOLA com a Escola Artística António Arroio [2021-22]

Trabalho de: 
Alison Brás / Beah Gomes / Beatriz Ramos / Be Pisco / Catarina Carvalho / Catarina Simões / Cecília Dias / Emilia Moura / Emília Silva / Francisca Mesquita / Gui C. / Janete Kapitão / Joana Filipa / Kika Tereso / Leonor André / Lídia Granja / Lua Parrinha / Margarida Evangelista / Margarida Lima / Margarida Naia / Mariana Romão / Maria Rita Carneiro / Matilde Franco / Miguel Basto / Robin White / Sara Martinho / Tiago Amado / Tiago Ramos

Projecto de continuidade desenvolvido com o Curso de Produção Artística – Cerâmica, da Escola Artística António Arroio, a partir da exposição “Imagem em Fuga: Júlio Pomar, Menez e Sónia Almeida”. Esta exposição pretende pensar como o trabalho de Júlio Pomar se cruza com o trabalho de Menez, com quem manteve uma relação epistolar e artística de grande cumplicidade e admiração, e de uma pintora de uma geração mais nova, Sónia Almeida, para quem o trabalho de Menez é referência desde o tempo da faculdade. Em torno da ideia de influência e contaminação em arte, os alunos desenvolveram também eles uma troca de correspondência e um corpo de trabalho de desenho e cerâmica.

2 e 3 de Abril de 2022 (Sábado e Domingo) no Atelier-Museu Júlio Pomar


A equipe de professores: 

Catarina Nunes
Elsa Gonçalves
Fernando Sarmento
Liliana Francisco
Maja Escher
Mariana Fernandes
Paulo Óscar

 

Dossiers do Serviço Educativo

Constituindo uma ferramenta de trabalho, os dossiers que o Serviço Educativo do Atelier-Museu Júlio Pomar vai ocasionalmente lançando, a propósito de algumas das suas exposições, incluem pistas e leituras acessíveis a todos os visitantes, independentemente da sua idade, formação ou experiência. Porque as exposições são diversas, e quem nos visita também.

 

Consulte os Dossiers do Serviço Educativo aqui.

 

Colaborações

Escola Secundária Artística António Arroio
Arte Ilimitada
Teatro Praga
Festival Todos
Igreja Stª Catarina
Projecto Margens
Escola Básica EB1 Sampaio Garrido
Escola Básica EB1 de São Lázaro
Santa Casa da Misericórdia de São Bento
Lar de Crianças e Jovens D. Nuno Álvares Pereira, S.C.M. de Almada
Ateliers de São Bento