Novo horário:
TERÇA A DOMINGO
11H // 13H — 14H // 17H
SUBSCREVER NEWSLETTER
Todos os direitos reservados
© AMJP . 2020  /  ficha técnica
© António Jorge Silva / AMJP
© António Jorge Silva / AMJP
Exposições // Passado

Exposição:
“Júlio Pomar e Rui Chafes: Desenhar ”

Curadoria:
Sara Antónia Matos

8.10.2015 - 21.02.2016

Inauguração:
08. 10. 2015, quinta-feira, às 18:30h

descarregar press release

A exposição “Júlio Pomar e Rui Chafes: Desenhar” investe sobre uma particular ideia de ‘desenho’ ao cruzar os trabalhos de Júlio Pomar e de Rui Chafes.

Nela, mostrar-se-ão desenhos de Júlio Pomar e duas obras em ferro/instalações de Rui Chafes. Deste último artista, será produzida uma obra especificamente para esta exposição, e outra será mostrada pela primeira vez em Portugal. Realizadas em ferro, meio de eleição do artista, estas duas obras assumem um carácter de desenho no espaço do Atelier-Museu.

Deste modo, esta exposição é pensada, desde a sua génese, como uma intervenção específica no espaço do Atelier-Museu, onde Júlio Pomar e Rui Chafes desenham recorrendo às qualidades dos traços negros, esboçados ora em linhas de carvão e grafite ora em linhas de ferro tridimensionais.

No decurso da exposição publicar-se-á um catálogo [com edição do Atelier-Museu Júlio Pomar/ Documenta] com textos de João Barrento e Maria João Mayer Branco, e imagens das obras instaladas no espaço.

“Júlio Pomar e Rui Chafes: Desenhar” dá início a um programa de exposições do Atelier-Museu que procurará cruzar a obra de Júlio Pomar com a de outros artistas, de modo a estabelecer relações entre a obra do pintor e a contemporaneidade.

A acompanhar cada uma destas exposições, teremos a edição de uma entrevista aprofundada com cada um dos artistas convidados, realiza, permitindo compreender, através da voz de cada autor, as motivações e fundamentos inerentes às suas obras, sublinhando a importância da autoria na produção artística contemporânea.

  voltar