Prémios

Artista vencedor 2019-2020: Joana da Conceição

Prosseguindo a sua política de apoio ao desenvolvimento artístico e à investigação no domínio das artes, o Atelier-Museu Júlio Pomar/ EGEAC, em parceria com a RU – Residency Unlimited, NY, proporciona anualmente, a um/a artista português/a, ou dupla de artistas, uma residência artística com 3 meses de duração, naquela instituição nova-iorquina. O/as artista/s é proposto/a e nomeado/a por um júri independente de reconhecido mérito, este ano composto por João Laia, Filipa Oliveira e Sara Antónia Matos, em representação do Atelier-Museu, escolheu Joana da Conceição como artista residente da quinta edição desta parceria, a qual terá lugar entre Fevereiro e Abril de 2020.

É de salientar o interesse das nomeações apresentadas, tendo as mesmas suscitado um debate de elevada pertinência entre o Júri que, na nomeação e escolha dos artistas teve em conta a adequação dos seus perfis e percursos artísticos à situação da residência.
Assim, na nomeação de Joana da Conceição , além da consistência do trabalho artístico desenvolvido pelo/a mesmo/a, foi considerado decisivo o momento oportuno da carreira em que o/a artista se encontra para beneficiar do programa e relações de networking providenciadas pela RU – Residency Unlimited, NY.

Residency Unlimited (RU) é uma estrutura sedeada em Nova Iorque, que opera no campo das artes e que promove o intercâmbio entre profissionais, nacionais e internacionais, através dos seus programas exclusivos de residências. Indo além do modelo tradicional de Estúdio, a RU forja parcerias estratégicas com instituições colaboradoras para oferecer residências flexíveis e adaptadas às metas e necessidades individuais de cada artista/curador.

Para mais informações:
www.residencyunlimited.org

JOANA DA CONCEIÇÃO – Bio

Joana da Conceição (Rebordões, 1981), vive e trabalha em Lisboa. O seu pensamento e prática desenvolvem-se em pintura e música, e as apresentações públicas do seu trabalho volvem entre as duas.

Concluiu a Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura em 2004, e o Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas em 2008, ambos pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Juntamente com André Abel formam desde 2005 a Tropa Macaca, duo de composição eletrónica contemporânea.

Foi distinguida com o Prémio Anteciparte Millenium BCP (2005). Bolseira Inov-art no Rio de Janeiro, no Capacete Residências Artísticas com uma bolsa Inov-art (2010-2011), participou nas Residências da ZDB (2011) e na Residência Artística Lagamas promovida pela Cournelius Foundation (2013).

Em 2018 integrou Toda Matéria, um colectivo multimedial que se apresentou ao vivo na Galeria Lehman+Silva, no Porto, no Resident Advisor: Lisa na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, e no OUT.FEST, no Barreiro.

Das últimas apresentações do seu trabalho destacam-se: Singular Dividido, Ponto de Fuga, Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria, Lisboa, 2019; O Berço de Vénus, Casa dos Crivos, Braga, BoCA Bienal, 2019; Guia Interior – Joana da Conceição & Tropa Macaca, Capela de Serralves, Serralves em Festa’18, Porto, 2018; Cores em Silêncio. Lehmann + Silva, Porto, 2018; Matéria Doméstica Exótica, ZDB, FLUR, Palmira e Pacific, Lisboa, 2017; Síntese Radiante, Cinema Passos Manuel, Porto, 2017; Corpo que Sabe, Galeria Carlos Carvalho, Lisboa, 2015; Bora Puxar Atrás Para Ver Melhor, Museu Bernardo, Caldas da Rainha, 2015; Vinde ver Pintura, Edifício Amparo, Lisboa, 2015; #####, Uma Certa Falta de Coerência, Porto, 2014.

A Tropa Macaca conta com as edições em disco: Caçador do Futuro, LP [ 2018, Dunno (PL)]

Vida, LP [2016, TTT (UK)]; Praga de Urubu Só Pega em Cavalo Magro, one sided 12’’ [2014, Wasser Bassin (PT)]; Ectoplasma, EP [2012, Software (EUA)]; Sensação do Princípio, LP [2009, Siltbreeze (EUA)]; Fiteiras Suadas, LP [2008, Qbico (IT)]; Marfim, LP [2007, Ruby Red (PT)].

joanadaconceicao.com