Atividades de Fim de Semana – Passado

VISITAS ORIENTADAS PARA PÚBLICO GERAL

24 de setembro |15h30
10 ANOS DE MUSEU
Visita geral à exposição, que celebra os 10 anos da abertura do Atelier-Museu Júlio Pomar. Abordagem focada na história do museu, na singularidade do edifício, desenhado por Álvaro Siza Vieira, e nas obras de Pomar, um património artístico composto por pintura, escultura, cerâmica e colagens, que será doado ao AMJP no final deste ano, após a extinção da Fundação Júlio Pomar, criada pelo artista em 2004.
Com interpretação em Língua Gestual Portuguesa

29 de outubro | 15h30
FALANDO DE IGUALDADE
Juntando-se às celebrações do Dia Mundial para a Igualdade, o Atelier-Museu Júlio Pomar propõe uma visita à exposição, destacando duas obras que permitem uma viagem temporal através do trabalho de Júlio Pomar. Resistência (1946), apreendida pela PIDE na II Exposição Geral de Artes Plásticas (1947), e Navio Negreiro (2005-2012), que nos transporta até aos seus últimos anos de produção.
Com interpretação em Língua Gestual Portuguesa

26 novembro | 15h30
A FIGURA HUMANA
Visita sensorial, com descrição visual cuidada, acompanhada por materiais tácteis de representação de obras e do espaço arquitetónico. Nesta sessão focam-se questões ligadas à representação da figura humana através da obra Auto-Retrato (1946) e do retrato Graça Lobo, em vermelho com perfil desenhado a lápis (1973).
Audiodescrição e recursos tácteis, direcionada a pessoas cegas ou com baixa visão

Quando necessário, o acesso ao AMJP poderá ser acompanhado (ponto de encontro às 15h15, na paragem do elétrico 28E: Largo Dr. António de Sousa Macedo, 3 – entre a Rua Poiais de São Bento e a Calçada do Combro).