Crianças e famílias – Passado
Crianças e Famílias

VISITAS-OFICINA
Primeiro sábado de cada mês
11h00 – 12h30

 

8 fevereiro de 2025
Caminho do Traço
Desenhos de somar e subtrair – a técnica da sobreposição vegetal
Nesta oficina, as crianças irão experimentar o desenho através de sobreposições com papéis vegetais. A técnica permitirá descobrir como adicionar e subtrair elementos para criar composições simples e dinâmicas.

 

25 janeiro de 2025
Caminho do Traço
Desenho em Movimento – vendo o todo e as partes
A atividade convida as crianças a brincar com o movimento e a continuidade no desenho. Elas irão aprender a criar desenhos que, ao serem animados, mostram diferentes ângulos e perspetivas de uma mesma imagem.

 

14 dezembro de 2024
Caminho do Traço
Desenho 3D com Cordões – compor, alterar e agarrar na linha
Nesta oficina, as crianças irão explorar o desenho em três dimensões utilizando cordões têxteis. Elas poderão criar, alterar e recompor as suas composições, experimentando a versatilidade do traço «em linha» no espaço.

 

16 novembro de 2024
A Minha Revolução Artística
As crianças irão criar uma obra de arte que represente uma «revolução» pessoal, tal como as muitas revoluções de Júlio Pomar, que poderá figurar a conclusão deste ciclo de oficinas ou o início de uma mudança importante nas suas vidas, usando diferentes materiais e técnicas. A ideia é que elas reflitam sobre como uma mudança ou descoberta pessoal pode ser interpretada e expressada artisticamente.

 

19 outubro de 2024
Criar uma obra única através da pintura com tesouras

Venham participar nesta oficina especial e, inspirados na técnica de colagem de Júlio Pomar, que por sua vez se inspirou em Henri Matisse, criar a vossa própria revolução artística, pintando com tesouras. Nesta atividade, as crianças vão aprender a criar obras únicas usando recortes de papel colorido, desenvolvendo a sua criatividade e habilidade manual.

 

21 setembro de 2024
Criar uma obra única através de Assemblagem
Inspirados nas técnicas de assemblagem de Júlio Pomar, façam a vossa própria revolução artística, juntando objetos do dia-a-dia.
A assemblagem é uma forma de arte que consiste na criação de obras tridimensionais através da combinação de diversos materiais e objetos, promovendo a reutilização criativa e a exploração de novas formas de expressão artística.

 

10 agosto de 2024
Criar uma obra única através de Collage – Décollage
Décollage é uma palavra francesa que significa literalmente «descolar», geralmente associada a um processo utilizado por artistas do movimento Nouveau Réalisme, que envolvia criar arte a partir de cartazes arrancados das paredes. Venham participar nesta oficina especial e, inspirados nas obras de Júlio Pomar, criar a vossa própria revolução artística, rasgando e colando pedaços de papel.

 

13 julho de 2024
Criar uma obra única através da técnica da Ocultação
Existem muitos tipos de revoluções: políticas, artísticas, pessoais e muitas mais. Venham participar nesta oficina especial e, inspirados nas obras de Júlio Pomar, criar a vossa própria revolução artística, escondendo e revelando imagens de artistas clássicos.
O processo de ocultação envolve esconder partes de uma imagem, levando à reinterpretação artística ou «revolução» da mesma.

 

18 maio de 2024
Pigmentos Rurais
Seguindo a prática de tintagem com pigmentos naturais realizada por artistas do OSSO colectivo, no Dia Internacional dos Museus propomos usar o pátio do Atelier-Museu Júlio Pomar para criar as nossas próprias tintas. Recuperando conhecimentos ancestrais, exploramos receitas simples com resultados incríveis.

 

20 abril de 2024
Desenhar sons
Pode um som corresponder a uma forma? Pode um timbre ser traduzido na gradação de uma cor? Sublinhando a componente sonora da exposição «O tom do pomar», abordamos a música como linguagem que se traduz plasticamente através de ferramentas visuais como a partitura ou o musicograma.

 

23 março de 2024
Compor com a natureza
Sementes, folhas, galhos e frutos. Entre a representação de Figueiras e os Estudos para o «Ciclo do arroz», aproximamo-nos da obra de Júlio Pomar e exploramos a assemblagem como técnica para compor com elementos naturais.

 

24 fevereiro de 2024
Instrumentos invulgares
A exposição «O tom do pomar» tem origem nos sons que Ricardo Jacinto gravou quando Júlio Pomar pintava uma tela. Reconhecendo que tudo o que nos rodeia produz som, vamos escutar os pinceis, os lápis, o papel e construir novos instrumentos musicais.

 

2 de dezembro de 2023
UM POSTAL ESPECIAL
Júlio Pomar gostava de escrever cartas e postais aos amigos. Para assinalar este hábito do artista, nesta visita-oficina, que decorre no mês de todas as festas, propomos fazer um postal pop-up personalizado. Depois é só enviar ou oferecer a alguém especial.

 

4 de novembro de 2023
MÚLTIPLOS
Uma das técnicas preferidas de Júlio Pomar, a gravura é uma prática revolucionária, que serve para multiplicar imagens e textos e fazê-los chegar a mais pessoas. O seu resultado é semelhante ao dos carimbos, que iremos realizar aqui no AMJP.

 

7 de outubro de 2023
O BICHINHO DO DESENHO
Do pequeno caracol ao gigante elefante, todos os animais cabem no Atelier-Museu Júlio Pomar. Nesta visita iremos à procura de animais pelo AMJP e, depois de os encontrarmos, descobriremos, nas nossas mãos, formas de os desenhar usando apenas linhas e manchas. Cuidado, eles podem tornar-se 3D.

 

9 de setembro de 2023
FACE A FACE COM JÚLIO POMAR
Nas suas obras, Júlio Pomar retratou amigos, personagens de histórias e pintou-se até a si próprio. Partindo da observação das obras em exposição, e privilegiando a técnica da colagem, esta visita-oficina aborda a representação do rosto, desconstruindo e construindo retratos e autorretratos originais.

 

© 2013-2025 Atelier-Museu Júlio Pomar. Todos os direitos reservados. / Made by SeR Design.