Artist Residency Programme

Prosseguindo a sua política de apoio ao desenvolvimento artístico e à investigação no domínio das artes, o Atelier-Museu Júlio Pomar/ EGEAC, em parceria com a RU – Residency Unlimited, NY, proporciona anualmente, a um/a artista português/a, ou dupla de artistas, uma residência artística com 3 meses de duração, naquela instituição nova-iorquina. O/as artista/s é proposto/a e nomeado/a por um júri independente de reconhecido mérito, este ano composto por Inês Grosso, Luísa Santos, Sérgio Fazenda Rodrigues e Sara Antónia Matos, em representação do Atelier-Museu, que escolheu Luísa Jacinto como artista residente da sexta edição desta parceria, a qual terá lugar entre Setembro e Novembro de 2022.

É de salientar, mais uma vez, o interesse das nomeações apresentadas, tendo as mesmas suscitado um debate de elevada pertinência entre o Júri que, na nomeação e escolha dos artistas, teve em conta a adequação dos seus perfis e percursos artísticos à situação da residência.

Assim, na nomeação de Luísa Jacinto, além da consistência do trabalho artístico desenvolvido pela mesma, foi considerado decisivo o momento oportuno da carreira em que a artista se encontra para beneficiar do programa e relações de networking providenciadas pela RU – Residency Unlimited, NY.

Partindo de um entendimento da pintura como uma ampla e dinâmica relação com o real, a artista desenvolve o seu trabalho segundo uma lógica processual que cruza vários formatos: pintura, instalação, desenho, colagem, vídeo. A sua prática lida com os protocolos da imagem, a fragmentação e simulação narrativas, o excesso de evidência e o obscurecimento.

A Residency Unlimited (RU) é uma estrutura sedeada em Nova Iorque, que opera no campo das artes e que promove o intercâmbio entre profissionais, nacionais e internacionais, através dos seus programas exclusivos de residências. Indo além do modelo tradicional de Estúdio, a RU forja parcerias estratégicas com instituições colaboradoras para oferecer residências flexíveis e adaptadas às metas e necessidades individuais de cada artista/curador.

 

 

Luísa Jacinto vive e trabalha em Lisboa. Estudou Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Portugal, 2002-2007, MA em Fine Arts na Byam Shaw – Central Saint Martins Schools of Art and Design, University of Arts London, com bolsa Trask Fund, 2008-2009, e participou no Maumaus Independent Study Program, Lisboa, Portugal, em 2016.

O seu trabalho é exposto regularmente desde 2011, tendo sido apresentado em exposições indivivuais e colectivas, em instituições, galerias e espaços independentes, em Barcelona, Braga, Coimbra, Lisboa, Londres, Madrid, Nova Iorque, Porto, Ponta Delgada, Krk, Tarragona e Xangai.

Entre outras, o seu trabalho integra as colecções da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal), a Colecção Figueiredo Ribeiro (Portugal), Colecção Teixeira de Freitas – Madeira Corporate Services (Portugal), Fundação Portuguesa das Comunicações (Portugal), Colecção Governo dos Açores / Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (Portugal), Artworks Collection (Portugal), Outono Projects Collection (USA), e a coleção do Município de Torres Vedras (Portugal).

 

 

Documents to download: