Exposição
Local da Exposição:
Museu do Vinho Bairrada, Anadia
23.01.2016 // 30.04.2016

A exposição O Mundo Habitado – Obras do acervo Atelier-Museu Júlio Pomar desenvolveu-se a partir de um convite feito pela Câmara Municipal da Anadia ao Atelier-Museu,para apresentar no Museu do Vinho Bairrada a obra de Júlio Pomar.

Tendo em conta o universo deste equipamento museológico, dedicado à história e à actividade vinícolas da região, é necessário esclarecer que, no contexto da exposição, não se procurou associar o conjunto de obras escolhidas directamente à temática do Baco. Está em causa reconhecer que a obra deste pintor, nos seus diversos cambiantes, estilos e figurações, celebra a existência, os prazeres da vida, um mundo habitado: umas vezes por humanos, outras vezes por animais, outras ainda por criaturas estranhas, ou mesmo por todas em simultâneo.

Júlio Pomar constrói um território de acção e tensão entre visibilidade e ilegibilidade, problematizando e propondo novos modos cognitivos, e reposicionando o homem num contexto «natural», não por ser perfeito mas pelas contradições que lhe são inerentes e têm de facto um lugar.
Neste novo contexto, habitam e convivem valores históricos ligados às tradições literárias e popular es, revelam-se e coreografam-se sombras, linguagens e espaços, sublinha-se a relevância das texturas e das matérias da criação artística, congregam-se narrativas, vivências, lendas, que nos escapam e simultaneamente nos seduzem.

São imagens pairantes que aqui, nesta exposição, habitam e demonstram a abundância da existência, num alerta tentador e provocador sobre a força da vida e, sobretudo, da arte.